Carro sem motorista do Google recebe licença nos EUA

Fonte: BBC BRASIL

Carro da Google

Veículo sem motorista é o 'carro do futuro', segundo uma autoridade em Nevada

Um carro que não precisa de motorista para ser guiado recebeu autorização do Estado americano de Nevada para ser utilizado nas ruas e estradas locais.
O primeiro modelo a receber a licença é o Toyota Prius, cujo sistema de navegação foi aperfeiçoado pela empresa de internet Google. A Google foi a primeira empresa a receber a licença para uso do carro.

Para orientar a navegação do carro, o veículo traz câmeras no teto, radares e um laser que o ajuda a "ver" pedestres, ciclistas e os demais carros na estrada.A primeira viagem do automóvel deve acontecer em Las Vegas. A Google vem liderando no setor de tecnologia automotiva sem motoristas, mas outras companhias também estão buscando licenças para que seus veículos cheguem às estradas americanas.
'Carros do futuro'
Os engenheiros da Google já testaram o carro nas ruas da Califórnia, inclusive na famosa ponte Golden Gate, em São Francisco. Nestes testes, o carro esteve sob supervisão de um motorista profissional, que estava pronto para assumir o comando do veículo caso ocorresse qualquer problema.
Segundo o engenheiro Sebastin Thrun, o carro percorreu 255 mil quilômetros nos testes. Apenas um incidente foi registrado: um carro dirigido por uma pessoa bateu de leve no veículo da Toyota e da Google em um sinal.
Para o diretor do Departamento de Veículos Motores do Estado de Nevada, Bruce Breslow, os veículos em teste atualmente são os "carros do futuro".
Por ora, apenas a Google recebeu licença, mas no futuro o governo estadual pretende emitir licenças a motoristas do Estado.
Uma nova legislação que trata do assunto – que entrou em vigor em março deste ano – afirma que o carro sem motoristas precisa ser supervisionado obrigatoriamente por duas pessoas – uma delas seria um motorista para casos de emergência e o outro monitoraria o computador de bordo.
A Califórnia pretende seguir o mesmo caminho.
"A grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano", disse Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia. "Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança", afirmou.

Últimas Notícias

admin | 28/10/2017 - 17:28 | 2 comentário(s)
Engenheiros criam 'pele eletrônica' para medir batimentos cardíacos
admin | 28/10/2017 - 17:27
Britânicos testam robô que come resíduos e vai ao banheiro
admin | 28/10/2017 - 17:26
A Intel investirá recursos e cederá ferramentas, conhecimentos e tecnologias para que a SpaceMETA coloque robôs produzidos 100% no Brasil no solo lunar ainda em 2012.O projeto faz parte da competição Google Lunar XPrize, que premiará a primeira iniciativa privada que conseguir colocar um módulo lunar funcional no satélite da Terra.Três robôs equipados com processadores Intel Atom de baixo consumo de energia serão enviados à Lua até o final de 2012.
admin | 28/10/2017 - 17:26
O fim da picada. Acaba de ser criado um novo sensor capaz de detectar os níveis de açúcar no sangue analisando, não o sangue, mas a saliva.